sábado, 24 de agosto de 2013
A "minha" Ribeira
Ia com a Ribeira na ideia... queria ir tomar banho naquelas águas transparentes. Desilusão: estava seca.
Mais perto das ruinas do castelo de Paderne, a água já abundava mas sem a l
impidez dos outros anos.
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
O castelo de Paderne
Ergue-se em posição dominante sobre a ribeira de Quarteira, cerca de dois quilômetros ao Sul da cidade. Um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal, as suas ruínas, de cor avermelhada, constituem um dos exemplares mais significativos da arquitetura militar muçulmana na península Ibérica.
A referência mais antiga sobre o castelo remonta a 1189, quando foi conquistado em um encarniçado assalto noturno pelas forças de D. Sancho I (1185-1211), com o auxílio de uma esquadra de cruzados ingleses. Esse domínio, entretanto, foi efêmero, uma vez que, já em 1191, foi recuperada pelas forças Almóadas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur.
A sua posse definitiva para a Coroa portuguesa só viria sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279) com a conquista pelo Mestre da Ordem de Santiago, D. Paio Peres Correia, em 1248, iniciando-se o repovoamento da região.
Lugares por onde passo...
Paderne
Nem parece que estamos no Algarve... campo, sossego, casas brancas debruadas de azul ou amarelo, salpicam a paisagem... estive lá e adorei!
Todos os ambientes de Paderne convidam para passeios encantadores, com belezas pedestres que mostram o outro lado do Algarve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)