quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os livros foram os meus amigos.

" Lia tudo o que me vinha parar à mão.Sem crianças para brincar, sem ir à escola, sem televisão - os livros foram os meus amigos, os meus mestres, a minha âncora de salvação.
A minha infância foram amigos encontrados nas páginas dos livros
."

Alice Vieira

E para mim?
Na minha adolescência ainda foram mais importantes do que agora.
Ajudaram-me a crescer. Numa altura em que não tinha os livros que queria. Não me ofereciam. Por isso, o dia de cada mês em que a biblioteca itinerante se aproximava,era esperado por mim, ansiosamente. A carrinha chegava ao final da tarde e eu requisitava tudo o que me era permitido. Ainda fazia perguntas ao bibliotecário sobre os autores. Ele deveria gostar muito de livros, pois sabia. Uma vez perguntei-lhe por uma autora inglesa e ele disse-me: "infelizmente, já morreu..."

Já em casa devorava-os. Tinha sido tão rápida que a sensação de espera que o mês acabasse, se prolongava ainda mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário