segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como eu sou belo!



Salvador era pouco modesto, exagerado e gostava de chamar a atenção. Ele próprio se auto elogiava. Não seria por acaso que pintou este quadro " Metamorfoses de Narciso-1937.

O mito grego de Narciso, o jovem belo que viu sua imagem reflectida em uma fonte e se apaixonou por ela. Segundo uma das versões, incapaz de satisfazer seus desejos ele se transformou em árvore; em uma outra alternativa dramática, ele se inclinou para frente até abraçar a imagem, caiu de cabeça dentro d'água e se afogou. Depois os deuses o transformaram em flor, Dali mostra Narciso sentado à beira de um lago, olhando para baixo, enquanto, próximo, uma figura de pedra se decompondo se parece bastante com ele. No fundo, um grupo de figuras nuas faz poses, enquanto uma figura semelhante a um narciso aparece no horizonte.

Um pouco de narcisismo não faz mal nenhum. Gostar de nós mesmos faz-nos ter gosto pela vida. Mas...nada de exageros!

2 comentários:

  1. A vida é feita de metamorfoses.
    Por vezes elas são tão grandes, que parece que estamos a viver "outra vida"...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente.
    Não nos devemos amar acima de tudo, nem tão pouco gostar apenas de nós próprios, em detrimento do amor pelos outros. Mas a primeira pessoa a gostar de nós, tem de ser o próprio. Senão, a nossa beleza e qualidades não transparecem para serem apreciadas e amadas

    ResponderEliminar