quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os coelhinhos e os ovos


A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

No Egipto Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Todos nós sabemos a facilidade com que os coelhos se reproduzem. Por vezes, de forma depreciativa, dizemos: aquele povo reproduz-se como os coelhos!

Cheguei a ver muitos coelhos em casa da minha avó. Branquinhos, cinzentos e, sempre a roerem alguma coisa. Saudades...

Sem comentários:

Enviar um comentário