domingo, 17 de julho de 2011

Estou sempre a aprender



Há dias, num passeio pelo campo, um amigo ensinou-me algo que desconhecia sobre os bugalhos. Parámos junto a um carvalho com bugalhos. Alguns caídos no chão, outros ainda na árvore. Perguntou-me se eu sabia a origem do bugalho ( pensei que fosse um fruto e rimo-nos com a minha ignorância...).

O que aprendi naquele dia! Desconhecia o nome ciêntifico do carvalho: quercus. E que a Quercus deu o nome à sua organização em homenagem a estas espécies.

O bugalho é uma saliência, com a forma arredondada, que todos conhecemos, devido ao depósito, num dos seus ramos, de um ovo de vespa (daquelas que eu tenho muito medo!),
A vespa desenvolve-se e alimenta-se no interior do bugalho, onde passará por todas as fases das suas metamorfoses: larva, ninfa, insecto adulto... Curioso, não é?

Nesse dia, aprendi ainda, que podemos ser felizes dando valor a pequenas coisas simples da vida.
Trouxe para casa pequenos bugalhos, um caracol "limpinho"... e, sobreudo, um bem estar calmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário