sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eles conseguiram...

A minha escola está diferente... há um vazio. Sinto a falta dos rostos novos que apareciam. Acho que todos sentimos. Menos professores, menos conversas... é triste.
 Eles conseguiram. Eles conseguiram varrer das escolas as "lufadas de ar fresco".
 Eles conseguiram lançar na rua , sem dó nem piedade, tantos colegas...

Lembro.me, com saudade da reunião geral, em que se procurava um lugar , uma cadeira,...uns ficavam de pé, cá atrás. Éramos muitos. Os nossos olhares percorriam o polivalente à procura dos novos que chegavam....

Hoje, entrei na sala para receber os pais e os "meus meninos". Por um momento esqueci a mudança. Ali, tudo era igual.  Os meus alunos continuam comigo!

Bom Ano! (desejei)

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário