quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Guerra das calças



Corria o ano de 1969. A questão era se era legal as mulheres usarem calças.

O que diz o artigo...

...Há alguns anos uma mulher que se atrevesse a usar tal indumentária era, pelo menos, alvo constante de frases ou olhares indignados. Dizia-se que à constituição feminina não assentava bem essa peça de vestuário, até há pouco de uso exclusivo dos homens(...)
Apesar disto, a explosão do uso das calças provocou, nas últimas semanas, em Portugal, certa controvérsia nos liceus, escolas e empresas, pois nem em toda a parte se sabe da existência (ou não) de qualquer disposição legal de qualquer disposição oficial sobre o assunto.
"Não existe nenhuma regulamentação oficial que as proiba", esclareceu o Ministério da Educação.
"Há, apenas uma disposição dizendo que as alunas e professoaras se devem apresentar vestidas com dignidade e decência, não especificando o que se considera menos digno ou indecente".
Foi assim que alguns estabelecimentos permitiram há pouco tempo o uso de calças, tanto pelas alunas como pelas suas professoras.
"Na escola onde lecciono-explica uma jovem professora-já há autorização, mas ainda ninguém se atreveu a vesti-las. Se aparecesse alguém de calças eu também as vestiria"...


Achei este artigo muito interessante. Como professora de História, costumo dizer aos meus alunos que os direitos que hoje temos existem porque alguém lutou por eles. Às vezes até uso uma expressão que eles acham piada: "eles (os direitos) não cairam do céu aos trambolhões, CONQUISTARAM-SE!".

Sem comentários:

Enviar um comentário