sábado, 17 de julho de 2010

Sushi

A culinária japonesa é conhecida por rica e saudável.
Existe uma gama de pratos diferente de sushi.
Vou aqui apresentar um dos pratos do sushi, mas não se esqueçam que o melhor é conhecer mesmo, o tal ambiente onde tirem os sapatos e se sentem no chão.



Prepare o sushi da seguinte maneira: em uma esteirinha de madeira ou papel alumínio coloque 1 folha de alga, com a face brilhante para baixo. Divida o arroz em 2 partes.
Distribua em cada folha 1 porção de arroz (espalhe o arroz com a ponta dos dedos molhados em água ou com as costas de uma colher de sopa molhada), até obter uma camada homogénea, tomando o cuidado de deixar as bordas livres para depois poder enrolar).
Coloque metade da quantidade do Atum e os palitos de pepino, formando uma tira (não espalhe o recheio sobre o arroz). Com a ajuda da esteirinha, enrole a alga em volta do arroz recheado, formando um rocambole. Pressione a esteirinha em volta do rolo para modelar. Feche as beiradas da alga com a ponta dos dedos molhados.
Com uma faca de cozinha bem afiada, corte cada rolo em cerca de 12 fatias de aproximadamente 1,5 cm.
Sirva os rolinhos acompanhados com molho de soja.

Para fazer o arroz: lave bem meia xícara (chá) de arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente. Coloque numa panela e junte 1 xícara (chá) de água. Deixe descansando por 30 minutos. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos.
Em uma tigela, junte 1 colher (sopa) de vinagre de arroz, 1 colher (chá) de açúcar e meia colher (chá) de sal. Misture até ficar bem dissolvido.
Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula de madeira ou garfo molhado em água. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar.
- Se a alga não for “yakinori” (pré-tostada), segure cada uma com uma pinça e balance sobre o fogo por alguns segundos até ficar crocante, para obter um sabor mais adocicado e delicado.

4 comentários:

  1. Deve ser bom! Mas sou tão presa aos nossos sabores tradicionais...

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito da comida tradicional portuguesa.
    O nosso bacalhau, o cozido à portuguesa, o frango caseiro estufado lentamnete com ervilhas e até pratos simples, como o arroz de tomate a acompanhar carapauzinhos passados por farinha.

    Mas experimentar pratos doutros países é conhecer um pouco da cultura de cada povo.

    ResponderEliminar
  3. Estou a morrer para me levares ao japonês que foste da última vez mamã,
    fico à espera :p (este post só me abriu o apetite e despertou ainda mais a curiosidade) *

    ResponderEliminar