quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As crianças abrem as asas e tentam voar...



" Water" é um filme sobre a liberdade e revolução.
Esta história passa-se numa época em que GANDHI (1938) tenta introduzir na Índia ideias de liberdade, igualdade, fim do sistema das castas e discriminação.

A história começa com o marido moribundo adulto, sendo levado numa carroça para os hindus de Veranasi, onde os hindus ficam, esperando morrer, pois segundo a crença hindu, quem morre já não precisa de reencarnar novamente. A esposa do moribundo, uma menina de 7 anos de idade, Chuyia, acompanha o marido na carroça juntamente com o pai e a sogra.
O marido morre e é cremado em céu aberto , numa cerimónia tradicional.
A sogra retira as pulseiras da menina (como aliança de casamento) e em seguida passa o ritual de cortar o cabelo da viúva e rapar-lhe a cabeça completamente.
A partir desta altura Chuyia terá que vestir só sari de branco e passará a ser vegetariana.

O motivo? Para não ter desejos sexuais e se manter casta. Os hindus acreditam que a carne assim como a cebola e o alho dão "quentura" no corpo.

O pai de Chyia e sua sogra levam-na para um viuvário, ou seja , casa de viúvas, Ela não quer ficar e se revela mordendo a perna da matriarca da casa...

O filme fala-nos emotivamente sobre os direitos da mulher na sociedade indiana que ainda hoje parece bastante influenciada pelo casamento tradicional onde os noivos são escolhidos pelos familiares.

Como o filme tão bem coloca a questão, podemos controlar os velhos, esquecê-los e remetê-los a situações horrendas, mas as crianças, essas, mesmo na Índia, abrem sempre as asas e tentam voar. Nem que seja por um simples doce que faz feliz uma velha na hora da morte. O destino de Chuyia pode ser diferente daquele que as outras miúdas, antes dela, tiveram e é isso que dá significado à morte das anteriores companheiras de infortúnio. Viúvas que depois de perderem o marido perdem a vida e cujo único destino é passar o tempo

Sem comentários:

Enviar um comentário