domingo, 27 de junho de 2010

Nunca pintei sonhos...


Frida Kahlo
De início, Frida Kahlo foi conhecida por ser a mulher de Diego Rivera, o grande muralista mexicano. Actualmente não sei bem se não se falará de Rivera como marido de Frida…
Uma vida espantosa, de um horroroso sofrimento físico mas uma vitalidade e energia que tudo ultrapassava. Ainda pequenina com 6 anos teve uma poliomielite, que a deixou coxa, mas mais grave do que isso foi um acidente que sofreu aos 18 anos que a deixou com lesões terríveis para toda a vida e a obrigava a ficar presa à cama frequentemente. Começou contudo a pintar, olhando-se a um espelho que a mãe pendurou por cima da sua cama. Muitas das suas pinturas são auto-retratos, ela dizia: "Eu pinto-me a mim própria porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor"
Aos 22 anos casa com Diego Riviera vivendo uns amores também de furor, tumulto e sofrimento. O marido tinha várias amantes, e Frida vingava-se pagando-lhe na mesma moeda. Morreu com 47 anos e deixou uma pintura de grande violência e fantasia, mas que ela declarava não ser surrealista.

Fonte:Emiéle


“ Nunca pintei sonhos, só pinto a minha própria realidade”

Esta é uma frase para se reflectir. Quando vi o filme da vida dela senti um nó na garganta. E quando me sinto assim, fico a pensar durante muito tempo...

2 comentários:

  1. Interessante! Não conhecia, mas vou procurar informação porque a pintura, é algo a que não sou, completamente, indiferente.

    L.B.

    ResponderEliminar
  2. Cara Lídia,

    Caso não tenha visto o filme da vida dela, aconselho-a a ver.
    Para se compreender as pinturas de Frida é necessário conhecer o que viveu.

    ResponderEliminar