quarta-feira, 14 de julho de 2010

O néctar dos Deuses


A Bairrada já terá sido afinal no passado uma terra de passagem e de conquistas, de lutas entre cristãos e árabes, aquando da formação de Portugal e numa altura em que a capital do reino era Coimbra. Marco na história da região é ainda o combate contra os exércitos invasores de Napoleão, na serra do Bussaco.
Reflexo de todas as convulsões históricas, mas também factor de desenvolvimento económico na região é a actividade vitivinícola da Bairrada. Reza a história que já no século XIX, os viajantes vinham a estas paragens para degustarem as iguarias gastronómicas e báquicas. Mas a existência de vinhedos na Bairrada remonta a origens mais longínquas.
É no século XII que D. Afonso Henriques autoriza a plantação de vinhas na região, a troco de uma parte do vinho produzido. Seis séculos depois, uma ordem do Marquês de Pombal determina o arranque de uma parte da vinha. Terá sido ainda no século XVIII, já no reinado de D. Maria I, que é autorizado novamente o plantio de cepas, permitindo o repovoamento na região.
Quanto à origem da designação Bairrada, os eruditos entendem que está relacionada com as características do solo da região, onde o barro é um elemento predominante.

3 comentários:

  1. Deverias ter vindo connosco, Paulo!
    Fizemos a visita a várias caves, nomeadamente à de Sangalhos, onde o Berardo nos "oferece" uma boa parte da sua riquíssima colecção.
    Uma delícia que nos regala a vista e termina com a prova de um espumante rosé.

    ResponderEliminar
  2. Não imaginava que a tradição vinícola da Bairrada remontava há tantos séculos atrás,
    interessante :) *

    ResponderEliminar