sábado, 4 de agosto de 2012

Passagem para a Índia

Este filme é de uma beleza visual tão exótica que, mesmo que a história não fosse cativante, valia a pena conhecê-lo. Mas é! É brutal  a história. Repleta de personagens vibrantes e interpretadas genialmente.

Passado na Índia, num mundo onde o choque de culturas é tão violento, que todo um país pode se dividir a qualquer momento...

Quando as liberais inglesas, Sra. Moore  e Adela Quested , chegam à Índia, ficam chocadas com o acirrado preconceito racial que existe no país. Felizmente, o gentil Dr. Aziz  está acima da intolerância local e decide ser seu guia em uma esplêndida visita às misteriosas cavernas Marabar. Mas o passeio acaba de maneira trágica quando, de repente, Adela sai correndo de uma das cavernas arranhada, sangrando terrivelmente assustada. A notícia do incidente espalha-se rapidamente por toda Índia ... incendiando um barril de pólvora de tensão que já estava prestes a explodir.

Lembro-me, precisamente, da cena em que a jovem inglesa saiu de dentro das cavernas, completamente transtornada. Na altura nem compreendi, de imediato , o que se passara com ela...depois percebi que não passava de clastrofobia  que, devido à incapacidade da inglesa se lembrar do que lhe tinha acontecido, vai ser interpretado, por toda a comunidade inglesa, como uma violação.






Sem comentários:

Enviar um comentário