sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diários de Che Guevara


Sempre me fascinou esta personagem que se tornou lendária.
Quando despoletou a sua alma revolucionária, o que o fez mudar...seria um jovem igual a tantos outros, que nem reflectia sobre as injustiças?

Ao ler o resumo de um dos seus diários, fiquei a saber que ele um dia partiu com um amigo, em viagem pela América Latina. Esta jornada torna-se na inspiração das suas ideias revolucionárias.


Em Janeiro de 1952, Ernesto (Gael Garcia Bernal, Amor Cão), estudante de medicina de 23 anos e Alberto (Rodrigo de La Serna) bioquímico, partem numa velha mota, uma Norton 500 conhecida como 'Poderosa' numa viagem de oito meses que os vai levar de Buenos Aires até ao destino final, a península de Guajira, na Venezuela.

Na sua rota, atravessaram a província argentina de Córdoba, Buenos Aires, a Patagónia, a cidade chilena de Valparaíso, o deserto de Atacama, Machu Pichu e a colónia San Pablo, uma leprosaria do Peru, chegando até à Colômbia e Venezuela, para regressar a Buenos Aires, após uma escala em Miami.


O que começa como uma aventura muda pouco a pouco de forma. O confronto com a realidade social e política da América Latina altera a percepção que os dois viajantes têm do mundo, despertando novas vocações, associadas ao desejo de justiça social.
Diários de Che Guevara, é um trabalho envolvente, aguardado por todos que sempre admiraram a vida deste revolucionário controverso, e que poderão agora conhecer um pouco da sua vida, antes de se tornar o lendário Che Guevara.

Sem comentários:

Enviar um comentário