segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Quem foi?


Quem foi Vivaldi?
Sacerdote, compositor, violinista, professor ou, simplesmente, o homem?

Os genes estavam-lhe no sangue. Herdou de seu pai, barbeiro de profissão, o gosto pela música. Este músico italiano começou por ser padre, mas de padre não tinha nada, pois nunca rezou uma missa. A asma desculpou-o.

Voltou-se, então, para o ensino de violino num orfanato de moças chamado "Ospedale della Pietá", em Veneza. AS crianças amavam-no e foi para elas que compôs a maioria dos seus concertos.
Foi no teatro de Santo Ângelo que apresentou as suas primeiras óperas e alguns concertos:"Outtone in villa" e "Orlando Furioso". Em 1723 publicou o Opus 8, que contém "As Quatro Estações", sua obra mais conhecida.

Também foi homem, com paixões e desejos, proibidos a um sacerdote.
Um dos seus casos amorosos mais conhecido foi o que teve com a cantora Anna Giraud,sua aluna, com quem Vivaldi era suspeito de manter uma menos clara actividade comercial nas velhas óperas venezianas, adaptando-as às capacidades vocais de sua amante.

Bem haja este homem que nos deixou músicas lindíssimas e que foi capaz de romper com os falsos moralismos da época! Que foi capaz de compor música, apreciada pelo público geral, e não só por uma minoria intelectual.

A alegria dos seus trabalhos revela alegria de compor.

Sem comentários:

Enviar um comentário