quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Diabo da Tansmânia


O diabo da Tasmânia é um mamífero marsupial nativo da ilha da Tasmânia.
Através do registo fóssil sabe-se que a espécie habitou também a Austrália, tendo-se extinguido no continente cerca de 400 anos antes da colonização pelos europeus. As causas do desaparecimento são desconhecidas, mas pensa-se que tenha sido influenciado pela introdução do dingo. Os diabos da Tasmânia habitam todas as regiões da ilha com preferência para florestas e são os maiores carnívoros marsupiais existentes na actualidade.

É um animal de aparência robusta, com pelagem castanha excepto na zona do peito onde tem uma mancha branca. A cabeça é relativamente grande, com orelhas arredondadas e nariz afilado. Os músculos das mandíbulas são bastante poderosos e, juntamente com os dentes molares especialmente adaptados, permitem ao diabo esmagar ossos.

O diabo da Tasmânia na animação (uma curiosidade engraçada!)

Em meados da década de 1960, esta espécie animal inspirou os estúdios Warner Bros, que produzia os desenhos animados de Pernalonga, Frajola & Piu Piu, Patolino, Papa-Léguas, etc., a criar um personagem que inicialmente apareceu em alguns episódios dos desenhos de Pernalonga. O personagem fez tanto sucesso que a Warner Bros o transformou em personagem fixo, batizando-o de "Taz" e tornando-o o protagonista de uma série de desenhos que produziu.



retirado do "saber", Sapo.

Sem comentários:

Enviar um comentário