domingo, 26 de dezembro de 2010

Natal em Espanha


A COMIDA DO DIA DE NATAL

No dia de Natal se reúne toda a família (avós, tios, primos, etc) todos com suas melhores roupas e a refeição é servida com pompa e circunstância.
Com respeito ao menu, varia de região para região, mas em Aragão, por exemplo, a tradição manda servir cordeiro assado além de mariscos e aves.
Em Valência, o típico é o caldo com pelotas e tronco de Natal como sobremesa.


O DIA DOS INOCENTES

As crianças saem à rua pedindo Aguinaldo (doces e moedas) de um jeito parecido com a festa de Hallowen ou Cosme e Damião no Brasil. No Dia dos Inocentes, é permitido mentir e passar trotes.

OS REIS MAGOS
O Dia dedicado aos meninos é o seis de Janeiro, que já começa na Noite de Reis, 5 de Janeiro, as crianças costumam deixar água nas janelas para dar de beber aos camelos dos reis, depois vão dormir cedinho e muitas vezes os pais se vestem de reis para de madrugada surpreender os filhos. Na manhã seguinte, os presentes estão no aparador e buscam-nos inclusive na casa dos tios e avós. No dia 6, costuma-se comprar uma Rosca de Reis, que é uma torta com uma prenda dentro, parte-se em porções e quem achar sabe que terá um ano feliz.

1 comentário: