domingo, 6 de dezembro de 2009

Como cativar os meus alunos.

Ontem estive num seminário "Tecnologias Educativas do séc.XXI".
Vou dar-lhe outro nome: "Como cativar os meus alunos".
"Aprendi" que fazer com que os alunos gostem do que ouvem recorrendo às novas tecnologias, não é tarefa difícil. O difícil é cativar os nossos alunos, "revolucionando " o que se ensina e ter com eles um bom relacionamento. Aqui recordo o filme que mais me marcou , daí que o colocasse no meu perfil.
A escola deve estar preocupada, mais do que ensinar, em fazer com que o aluno aprenda a pensar e que goste do que ouve.
Ontem...o que mais gostei (ali coloquei-me no papel dos meus alunos, eu era mais um) foi de ouvir que é preciso gostar do que se faz...só se aperfeiçoando se melhora ...deixamos de ser mestres...e claro, adorei ouvir a música de Caetano Veloso .
Parabéns aos convidados que com algum brilho me prenderam a atenção, outros (desculpem a minha sinceridade) fizeram com que eu "desligasse" por alguns momentos.
Peço desculpa também aos meus alunos quando, por vezes, os faço "desligar" do que estou a dizer.
Como cativar os meus alunos...penso nisto e procuro isso.

2 comentários:

  1. É verdade. A escola deve preparar os alunos para pensar, para agir. Porém, hoeje, para além de ensinar, é-lhe exigida uma multiplicidade de funções, para as quais não está preparada.
    Por outro lado, com esta febre das novas tecnologias, parece que apenas elas bastam. Há alunos que não pensam em mais nada, muito menos em estudar. Assim, nem que o professor faça o pino e a cambolhota, conseguirá resultados satisfatórios. A maior parte deles, beneficiários da cama, mesa e roupa lavada, entendem que a vida se leva sem esforço.
    Quando acordarem será demasiado tarde! É a sociedade do facilitismo no seu expoente máximo.

    ResponderEliminar
  2. É bom reflectir em conjunto...
    A Tecnologia EDUCATIVA não faz nem fará o trabalho do aluno nem o do professor. Contudo, usada de forma de forma contextualizada, certamente ajudará (pelo menos) o aluno a identificar-se com o Professor e com a Sala de Aula.

    Abraço
    EM

    ResponderEliminar