segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Receita para um sorriso...triste

Poderia ter dado outro título, mas optei por este e vão já perceber a minha escolha.
Tinha pensado no "manjar dos deuses" ou "uma delícia única"...e outros.

Foi num almoço oferecido pelos meus grandes amigos, num momento difícil da minha vida, há seis anos atrás, que comi o melhor leitão . Este leitão tinha um sabor especial:o do carinho e da amizade de quem me recebeu.

Lembro-me perfeitamente de ver o pai do meu amigo a assá-lo e a explicar-me como se se fazia. Num forno a lenha (coisa rara nos tempos de hoje , pois agora são cozinhados em fornos diferentes), empalado num espeto de madeira e não de metal (o sabor ainda fica melhor), temperado com uma pasta de pimenta, alho e sal e barrado por dentro. A barriguinha do leitão foi cosida com uma linha grossa. Cosido o leitão e não cozido em água, como muitos o fazem, antes da assadura, o que faz perder a qualidade toda.No final foi regada a barriga com vinho branco.

Acompanhamos com as batatas fritas feitas pelo meu amigo Amadeu e não pelas "pala-pala" como se faz em muitos restaurantes.
Para que haja um bom leitão, não basta um bom tempero e um bom forno, mas o gosto e o carinho de quem o assa.

Este almoço fez-me sorrir...

1 comentário:

  1. Aldina!
    Gostei muito da homenagem que fizeste ao trabalho do meu pai a assar o leitão.É um trabalho que não serei capaz de fazer.Ficam as memórias que essas são eternas.
    Obrigado!

    ResponderEliminar