domingo, 29 de novembro de 2009

Quem quer casar com Catarina?


Quando Carlos de Inglaterra viu o retrato de D. Catarina gostou da cara e cabelos dela. A princesa tinha deslumbrantes cabelos negros, olhos muito escuros e um ar doce. Mas os retratos da época não mostravam as imperfeições.
A noiva era pequena e roliça e tinha dentes ligeiramente salientes.
Apetecia-me dizer como na história da Carochinha: " Quem quer casar com a princezinha que é bonita e formozinha!"
Quando os noivos se encontraram, Catarina ficou imediatamente apaixonada pelo rei que , embora feio, tinha um enorme poder de sedução. Também o rei ficou seduzido pela inocência de Catarina e cedo a amou...à sua maneira.
Catarina teve que enfrentar a corte inglesa, dominada pelo rei e pelos prazeres do amor, chegando ao ponto de nomear para dama da rainha a sua amante.
A rainha fez um esforço e conquistou o coração de muitos ingleses. Terá ensinado a preparar o chá e a bebê-lo acompanhado de bolos, que passou a ser servido em bules de porcelana chinesa. Os ingleses usavam a prata e o chá arrefecia rapidamente. Levou também para a corte inglesa a receita da compota de laranja amarga de Vila Viçosa, onde o fruto abunda.
A verdade é que o termo "marmelade" é a palavra portuguesa "marmelada", que é confeccionada com marmelo, fruto que não era conhecido em Inglaterra. A "marmelade" inglesa é doce de laranja.
D.Catarina tentou ainda impor na corte as saias mais curtas, onde se pudessem ver os seus pés delicados, mas as velhas damas inglesas de pés grandes não a seguiram.

Sem comentários:

Enviar um comentário